E A NOSSA HISTÓRIA COMEÇOU ASSIM...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em 1999, nós nos encontramos. Você, com olhar de tristeza, me contou em pensamento que havia dado adeus à filhinha que esperava há 9 meses. Eu, com olhar de dor, contei a você que havia levado um tiro de alguém sem coração. Nós dois precisávamos de ajuda, lembra? Deus, então, olhou pra gente e disse: por que não? Durante quatro meses, você veio todos os dias, num cantinho esquecido, fazer o tratamento de um cãozinho invisível. Uma alma cuidava das feridas da outra, foi assim que a gente combinou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando começou o inverno, eu estava curado, e ganhei de você o nome de Sr. Bartolomeu. E assim chegou o dia de nos despedirmos, e deixarmos cada um seguir seu caminho. Você me deu um carinho, um desejo de boa sorte e partiu. Mas sabe o que eu nunca te contei? É que, lá de cima, alguém sussurrou pra mim: corre, menino, ela precisa de você! Então eu fui atrás do seu carro, na esperança de, quem sabe, ganhar um espaço na sua vida... E não é que eu ganhei? Conquistei a minha vaga no seu coração, e o título de seu primeiro resgate.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns de vocês surgem para iluminar e ajudar quem precisa, e, com a minha chegada, você entendeu isso. Com o tempo, muitos cruzaram o nosso caminho, e a sua luz tornou-se tanta que faltou espaço, chegando, assim, a conquista do seu sítio e o surgimento do seu amado Projeto Anjos de Patas.
Durante vários anos, eu vi seus resgates, suas adoções, suas vitórias e algumas derrotas, mas nunca vi você desistir de nada nem ninguém. Vi até você dar à luz o filhinho que tanto sonhou. E, nesse dia, eu finalmente percebi que meu trabalho estava concluído, e pude partir feliz...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabe, caro leitor, essa não é toda a nossa história. É apenas o início de uma trajetória que começou lá atrás e que, até hoje, muda a vida de centenas de animais como eu. A continuação está aí, todos os dias, com novos resgates, novas adoções, momentos bons e ruins. E tudo isso, sem tirar nem por, faz parte dessa família incrível. Desse Projeto Anjos de Patas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com muito amor,
Sr. Bartolomeu.
“Em vez de achar que eu era a pessoa mais sofrida do mundo, fui fazer o que me deixava feliz.” (Sara Moraes Vieira - fundadora da ONG Projeto Anjos de Patas)
“É com muita tristeza que informo que perdi meu amigo de longa jornada. Bartolomeu foi embora. Por você, meu amigo, eu me tornei um ser melhor. Pela perda da minha filha, eu conheci você. Através de sua luta pela vida, eu também recebi a vida de volta. Você me ajudou a continuar. Por você o Projeto Anjos de Patas foi criado. Ilumine-me com a sua garra e luz para continuar essa luta e mudar o destino de seus irmãos, e receba com sua alegria aqueles que não puderem mais lutar." (Sara Moraes Vieira – 28/07/2011)